Thursday, April 22, 2010

Pequenas Considerações Noturnas




Ontem eu pensei que era tarde.
Achei que estava atrasada.

Hoje parece que ontem foi cedo.
E amanhã tarde demais.

Enquanto isso, vejo crescer com resolução
um fio de cabelo branco
no meio da minha cabeça.

Sunday, April 18, 2010

O que eu vou ser quando crescer

Quando eu era pequena (pequena de altura ainda sou) - por volta dos meus 7 anos - eu me lembro de brincar de 4 coisas: secretária, professora, veterinária e cantora (ou artista).

Como secretária, eu sentava no banquinho do bar e enrolava um  papel - e datilografava! O barulho do papel enrolado, quando dedilhado pela minúscula mão, era igual ao de uma máquina de escrever. Eu carregava uma bolsa velha da minhã mãe e enchia de quinquilharias... e tinha também o telefone velho e toda uma parafernália de objetos que representavam os objetos de um escritório.

Como professora, eu não era a professora tão linda (como a Dna. Maria Elizabeth que tinha os olhos verdes ardidos e era muito brava), mas a professora legal, bonitinha e simples, como a Dna. Rute. Eu colocava o cabelo no coque e ensinava coisas interessantes sobre o mundo para os meus alunos imaginários e sempre bem comportados.

Como veterinária, eu levava minha cachorra para passear ou passava remédio nos bichos da casa - tinha o meu consultório na varanda da frente da casa e conversava muito com os animais - acho que eu tinha um complexo de São Francisco!

Mas como cantora - ou artista - era como eu mais me expressava! Dançava fazia entrevista com as paredes, inventava novelas, cantava, cantava, cantava!

Na minha vida de gente grande, eu experimentei um pouquinho de tudo: fui professora, demi cantora, pseudo veterinária e secretária. Hoje eu trabalho como "operária moderna" - trabalho de escritório num banco americano onde as funções são bastante segmentadas e, embora seja uma prestação de serviços, é identificado como produção. Já faço isso há mais de 10 anos e não gosto nem um pouco, mas como sou imigrante, aceito o que vem em minha direção e agradeço. Mas de uns tempos para cá, por causa da economia, comecei a pensar que preciso voltar ao que a minha sabedoria inconsciente de criança me dizia - fazer algo onde eu tenha mais controle de quem sou e para onde vou! Por conta disso, desse sentimento de mudança que por vezes nos assola, comecei a pesquisar a possibilidade de voltar à educação - e, como tudo que a gente busca acaba se abrindo em caminhos, tenho até uma escola interessada em mim!

Agora tenho que transcrever os meus créditos da faculdade para ver  como posso obter o certificado!

Quem sabe eu até saia cantando!?