Sunday, February 28, 2010

Jornada

A jornada... como definir a jornada? A trajetória do ponto A com destino ao ponto B. Mas se o ponto A está perdido, não se chega ao ponto B! Ponto A precisa ser mais definido, menos desencontrado.

A vida oferece muitas jornadas - cheias de odisséias, cheias de partidas e chegadas. Partidas tristes e alegres - chegadas cheias de abraços.

Minha jornada sai de vários pontos e tenta chegar em um. Eu saí do Brasil em 1997 - ainda estou desfazendo as malas... nesse processo, eu dobrei quem sou - sou o dobro de tamanho, de despesa, de alegria (um super marido e duas filhas lindas), de tristeza (ai que saudade que dá), de interrogações e dúvidas...

Nesse momento, o braço da jornada que vem tomando meu tempo é o processo de perder peso - de deixar de lado certos desejos e vícios - chocolate, doces, cigarro, massa, pães. Comer certinho, menos (eu que não comia nada antes de vir para cá), comer mais saudável - e me exercitar - como é difícil. Mas toda transformação é difícil... ouvi dizer que a borboleta, para sair do casulo, tem que fazer um esforço danado, mas se não passasse por esse processo, não conseguiria voar e morreria. Não sou borboleta, mas meu esforço há de lançar asas!

Já perdi 16 libras - mais ou menos 7 kilos - mas quase nem se nota, pode? É porque eu tenho que perder muito, mas muito mais. Ser leve - não entendia o que significava até as coisas se tornarem pesadas! Mas vou buscando leveza no tapping, na meditação, no positivismo - ser menos incrédula e analítica.

Descomplicar - se é que essa palavra existe! Porque eu fui arranjar um gato????